segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Texto


Bom dia estimados visitantes! Hoje iniciámos uma nova matéria, o texto, que se insere na unidade dos conceitos básicos da multimédia.

Os padrões de codificação de caracteres são definidos por tabelas contendo conjuntos de bits que representam determinados caracteres, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. São como exemplos destes padrões o código Morse, o padrão Unicode e o padrão ASCII.  




Código ASCII 

A tabela de código ASCII (American Standard Code for Information Interchange é o Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação, sendo concebida na década de 60, com o intuito de criar um padrão de codificação que fosse usado universalmente por todos os computadores, facilitando deste modo a interação entre os mesmos. 
Esta tabela de código caracteriza-se por usar conjuntos de 7 bits para assim representar um total de 128 caracteres, sendo no entanto muitos deles concebidos para serem usados com a linguagem inglesa.





Código Unicode

Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard 1, 2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. 
  




FONTES:


Sem comentários:

Enviar um comentário