Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma concêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.
O que é o áudio digital?
O áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital (ADC, Analog to digital converter) e, na reprodução, a conversão do som digital para analógico (DAC, Digital to analog converter) permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.
Diferença entre ficheiros de áudio comprimido e não comprimidos.
Os ficheiros de áudio podem ser comprimidos e não
comprimidos, tendo vantagens e desvantagens para certos tipos de áudio que
queremos guardar. São exemplos: WAV e AIFF. Se não forem comprimidos, os ficheiros apresentam um tamanho
excessivo, uma vez que a quantidade de dados é enorme. A compressão de
ficheiros áudio tem a vantagem de reduzir o tamanho que o ficheiro ocupa no
local de armazenamento mantendo uma qualidade muito semelhante. Os formatos que permitem a compressão sem perda de qualidade, como: APE e FLAC. Já os demais formatos como MP3, OGG, Vorbis, WMA e AAC, são arquivos que abrem mão da qualidade em troca de mais espaço e da facilidade no armazenamento.
FONTES:
Sem comentários:
Enviar um comentário